Credenciação de entidades

O funcionamento das estruturas de apoio que trabalham em parceria com o IEFP, designadamente os Gabinetes de Inserção Profissional, as Entidades Prestadoras de Apoio Técnico e os Centros de Recursos está sujeito a um processo de credenciação e autorização.

As candidaturas à credenciação e autorização de funcionamento ocorrem em períodos definidos e divulgados pelo IEFP. 

Os procedimentos específicos de candidatura são divulgados no momento de abertura de cada processo de candidatura.

 

 

 

As Entidades Prestadoras de Apoio Técnico (EPAT) são entidades credenciadas pelo IEFP para prestar apoio técnico a promotores de projetos de criação do próprio emprego ou empresa, no âmbito de medidas e programas de apoio ao empreendedorismo executadas pelo IEFP.

Podem ser credenciadas como Entidades Prestadoras de Apoio Técnico as entidades privadas sem fins lucrativos ou autarquias locais que disponham de serviços de apoio ao empreendedorismo.

A candidatura à credenciação de EPAT ocorre em períodos definidos pelo IEFP e divulgados no seu portal em www.iefp.pt.

A candidatura é apresentada pela entidade, sendo efetuada por submissão eletrónica no portal iefponline, através de formulário próprio.

Processo de credenciação em 2021

O período de candidatura à credenciação de Entidades Prestadoras de Apoio Técnico (EPAT) decorre entre as 9h00 do dia 19 de abril de 2021 e as 18h00 do dia 18 de maio de 2021. Consulte o aviso de abertura de candidaturas.

Mais informação emhttps://www.iefp.pt/estruturas-de-servicos-apoio

O acesso à credenciação realiza-se em regime de candidatura fechada, nos períodos definidos pelo IEFP, IP e divulgados neste portal.

Candidatura para credenciação em 2017

Candidatura para credenciação de um Centro de Recursos para a área de intervenção do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco (aviso de abertura).

Resultado do processo que decorreu entre 24 de janeiro e 22 de fevereiro de 2017.

Na sequência do procedimento, foi aprovada por deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, IP, de 16 de maio de 2017, a credenciação da CERCICAPER – Cooperativa para a Educação de Reabilitação de Cidadãos Inadaptados de Castanheira de Pera, como Centro de Recursos de apoio à intervenção do Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco, entidade que obteve a pontuação mais elevada.

A candidatura à autorização de funcionamento dos Gabinetes de Inserção Profissional ocorre em períodos definidos por deliberação do Conselho Diretivo do IEFP, IP e divulgados neste portal.

A candidatura é apresentada pela entidade promotora, sendo efetuada por submissão eletrónica, no portal iefponline, através de formulário próprio.

CANDIDATURAS À 4.ª EDIÇÃO DA REDE GIP 2019-2021

1.º período - 10 de setembro a 10 de outubro de 2018 

Deliberação do Conselho Diretivo do IEFP definiu como número máximo de Gabinetes de Inserção Profissional a aprovar neste período de candidatura 344 estruturas, das quais 262 a tempo inteiro e 82 a tempo parcial, encontrando-se distribuídas as seguintes vagas por concelho e respetivo regime de funcionamento.

2.º período - 20 de março a 4 de abril de 2019

O segundo período de candidatura à autorização de funcionamento dos GIP da 4.ª edição 2019-2021 decorreu entre as 9h00 do dia 20 de março e as 18h00 do dia 4 de abril de 2019, nos termos da Deliberação do Conselho Diretivo do IEFP divulgada neste Portal.

O número máximo de Gabinetes de Inserção Profissional a aprovar neste período de candidatura foi de 89 estruturas, estando o número de vagas por concelho e respetivo regime de funcionamento definido no anexo da mesma deliberação.