Projetos e iniciativas

Conheça algumas das iniciativas e o trabalho que o IEFP desenvolve(eu) em cooperação com outros parceiros. 

Rede dos Serviços Públicos de Emprego Europeus

A Rede Europeia de Serviços Públicos de Emprego (PES) foi criada em maio 2014, após uma Decisão 573/2014/UE do Parlamento Europeu e do Conselho para reforçar a cooperação entre os PES na Europa, tendo agora a sua vigência sido prorrogada até 31/12/2027 (Decisão 2020/1782/UE).

São membros da rede os Serviços Públicos de Emprego dos 27 Estados-Membros da UE, bem como da Noruega e Islândia e a Comissão Europeia.

A rede produz regularmente informação/relatórios com análise das principais questões do mercado de trabalho da UE. Aceda aqui aos Boletins UE - Mercado de Trabalho. 

Mais informação sobre a rede PES: www.pesnetwork.eu

 

Emprego, estágios e aprendizagem, de cariz solidário (2017 - 2019)

Ao acolher os princípios solidários da União Europeia, a iniciativa Corpo Europeu de Solidariedade (CES) contribuiu para a construção de uma sociedade mais inclusiva e responder a desafios sociais.

Esta iniciativa dirigida aos jovens europeus possibilitou-lhes oportunidades de emprego, estágio ou aprendizagem, de cariz solidário, num país da União Europeia que não o da sua residência.

Os jovens tiveram, assim, a possibilidade de conhecer novas dinâmicas culturais, experimentar práticas formativas e profissionais em contextos mais vulneráveis, em benefício das pessoas e das comunidades e adquirir ou consolidar competências que lhes serão úteis na prossecução dos seus estudos e da sua carreira profissional.

Em conjunto com outros 9 parceiros provenientes de 7 países, o IEFP, IP foi parceiro no Consórcio que operou na vertente ocupacional do CES, liderado pelo Pôle Emploi, Serviço Público de Emprego Francês.