Áreas e saídas profissionais prioritárias

Com o objetivo de permitir ao IEFP dispor de uma oferta que vá ao encontro das reais necessidades do mercado de trabalho, foram definidas, em articulação com as Delegações Regionais, as áreas e saídas profissionais a priorizar no desenvolvimento de formação profissional no período 2020-2021.

Procurou-se, assim, identificar um conjunto de áreas e saídas profissionais que se encontram em linha com as prioridades da economia, na perspetiva de qualificar profissionais com vista à promoção do aumento da competitividade das empresas, potenciando, por esta via, a criação de emprego qualificado.

Esta lista visa definir as prioridades no plano regional, sendo que os diferentes níveis de prioridade definidos para cada saída profissional devem constituir uma referência para a atividade dos Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP, admitindo-se, contudo, que pontual e fundamentadamente, atentas as necessidades do mercado de emprego local e regional, possam sofrer algum ajustamento.

A presente lista poderá, ainda, sofrer atualização motivada pela integração no Catálogo Nacional de Qualificações de novos referenciais de formação, aos quais será atribuído o respetivo nível de prioridade.