Serviços online

Visando facilitar um acesso generalizado à informação e aos serviços por si prestados, o IEFP, IP tem apostado na diversificação dos seus canais de acesso e de prestação de serviços, disponibilizando aos cidadãos e entidades serviços à distância, através de uma diversidade de canais:  Portal iefponline; Centro de Contacto; SMS; Telefone; E-mail.

Destaca-se, em especial o Portal iefponline que se constitui como alternativa ao atendimento presencial de cidadãos e entidades, nomeadamente para alguns dos serviços, dos quais se salientam: a inscrição para emprego, o registo de currículos, a emissão de declarações, a pesquisa de ofertas de emprego, de estágio e de formação pelos candidatos a emprego; a par do registo de ofertas de emprego e a pesquisa de currículos disponíveis pelas entidades e a submissão e gestão de candidaturas a programas e medidas de emprego por parte das entidades.

Uma aposta do IEFP para uma resposta mais célere, sem custos e de qualidade, a cidadãos e empresas.

 

O portal iefponline é o balcão único de emprego de serviços interativos de emprego e formação do IEFP, para cidadãos e empregadores. Totalmente gratuito e disponível todos os dias e a todas as horas.

Este portal disponibiliza um conjunto diversificado de serviços em função do perfil de utilizador:

Serviços disponíveis para cidadãos

  • Área pessoal privada, com autenticação através do número da segurança social ou da chave móvel digital
  • Inscrição no IEFP como candidato a emprego/formação profissional, ficando o pedido afeto à unidade local da área de residência, bem como a possibilidade de elaboração do Plano Pessoal de Emprego
  • Marcação de atendimento online
  • Submissão do requerimento do subsídio de desemprego 
  • Gestão da inscrição para emprego: atualização de dados, alteração ou anulação da inscrição
  • Consulta da candidatura a emprego e do Plano Pessoal de Emprego contratualizado
  • Divulgação e gestão de currículos, para melhorar as perspetivas de emprego e sua submissão a entidades com ofertas de emprego disponíveis, podendo indicar qual é o seu CV principal
  • Pesquisa de ofertas de emprego e de estágio e definição de perfis de consulta
  • Candidatura a ofertas de emprego e de estágio e consulta do respetivo estado
  • Pesquisa de ofertas e inscrição para frequência de cursos de formação profissional
  • Adesão ao serviço de notificações eletrónicas, passando a aceder, de uma forma fácil, segura e cómoda, na área pessoal do iefponline a toda a correspondência do IEFP
  • Submissão de pedidos de contacto com o IEFP, podendo ser acompanhando o estado do contacto numa secção própria
  • Obtenção de declarações comprovativas da situação de desemprego
  • Submissão de documentos necessários à gestão das candidaturas a emprego
  • Informação e candidatura a apoios ao emprego
  • Recursos de orientação online para apoio à gestão da carreira – Espaço Orientação 

Serviços disponíveis para empregadores

  • Área pessoal com possibilidade de utilização de diferentes perfis com uma só conta (candidato, empregador, representante), através do registo com credenciais da segurança social direta ou chave móvel digital
  • Divulgação, gestão e acompanhamento das ofertas de emprego
  • Consulta dos currículos disponíveis e definição de perfis de consulta, com possibilidade de contacto direto com os candidatos que fornecerem essa autorização
  • Contacto e recrutamento direto dos candidatos pretendidos
  • Comunicação dos resultados do recrutamento
  • Candidatura a apoios e incentivos do IEFP
  • Gestão e acompanhamento das candidaturas submetidas
  • Marcação de atendimento online 
  • Informação sobre programas e medidas de emprego, com alertas, notificações e troca de correspondência
  • Submissão de pedidos de contacto com o IEFP, podendo ser acompanhando o estado do contacto numa secção própria

Visite-nos em https://iefponline.iefp.pt

O IEFP, no âmbito do processo de melhoria contínua e de aproximação às necessidades dos utentes, disponibiliza nova funcionalidade de marcação online que permite aos cidadãos e entidades agendarem comodamente o atendimento presencial nos serviços de emprego.

► Serviço de agendamento online

O novo serviço de agendamento online permite:

  • agendar um atendimento através do seu computador ou dispositivo móvel
  • escolher o assunto a tratar, o local, dia e hora da sua preferência para ser atendido
  • chegar ao serviço de emprego à hora marcada, e ser atendido, sem esperas
  • pesquisar, alterar ou cancelar marcações previamente agendadas

Poderá aceder a este serviço diretamente no Portal de Marcações de Atendimento do SIGA ou através do portal iefponline, escolhendo a opção "Agendamento Online" visível no ecrã de entrada e também na sua área de gestão. Será então direcionado para a marcação online da sua visita ao Serviço de Emprego. Para tal, deverá ter consigo as suas credenciais da Segurança Social Direta ou aceder com a chave móvel digital e cartão de cidadão.

Ficará de imediato informado do dia, hora e local para comparência no serviço de emprego e receberá um e-mail ou sms com o comprovativo da marcação e um código que terá de utilizar no dia do atendimento para efetuar o check-in no dispensador de senhas e emitir a senha correspondente ao atendimento agendado.

► Atendimento por marcação disponível em todos os serviços de emprego

A partir de agora, cidadãos e entidades empregadoras, podem agendar o seu atendimento no serviço de emprego através de vários canais: telefone, email, presencialmente ou por marcação online, para os seguintes serviços:

  • Atendimento geral; Declarações; Alterações/atualizações
  • Inscrição/reinscrição para emprego, com ou sem requerimento de prestação de desemprego
  • Procura de ofertas de emprego
  • Recrutamento de trabalhadores
  • Programas e Medidas
  • Respostas de formação, Centro Qualifica e outros apoios

Note que: Deve efetuar uma marcação por cada assunto que pretenda agendar.

Faça a marcação online do seu atendimento e usufrua das suas vantagens

  • Maior comodidade
  • Garantia de atendimento à hora marcada
  • Atendimento orientado para o assunto a tratar

sem filas de espera e com toda a comodidade

Serviço disponível no portal iefponline, destinado, exclusivamente, a trabalhadores por conta de outrem em situação de desemprego involuntário ou cuja relação laboral foi suspensa.

Para efetuar o requerimento online do subsídio de desemprego, basta aceder ao portal iefponline e clicar em "Entrar":

  • Se estiver registada/o no portal, use os seus dados de acesso.
  • Se não estiver registada/o no portal, registe-se ou use um destes meios de autenticação:
    • os dados de acesso à Segurança Social Direta
    • o cartão de cidadão, códigos PIN e leitor de cartões
    • a Chave Móvel Digital

Após o registo, aceda à sua área de gestão e escolha a opção "Requerimento Subsídio de Desemprego", que fica acessível na sequência da sua inscrição ou reinscrição para emprego.

  • Preencha os campos do formulário e siga as indicações dadas ao longo do mesmo;
  • Após o registo de todos os dados deve clicar no botão "validar" para verificar se é necessário corrigir ou completar informação. De seguida, proceda à submissão do requerimento.

Após efetuar o pedido com sucesso, este será validado pelo IEFP, que o poderá contatar. A análise e resposta ao requerimento é da competência da Segurança Social.

Tenha em atenção que para poder utilizar este serviço terá que estar registado como candidato a emprego. Caso não esteja registado poderá fazê-lo através da sua área de gestão.

►Consulte o Guia de submissão online de requerimentos de subsídio de desemprego

O Espaço Orientação, disponível no portal iefponline, oferece um conjunto de recursos de apoio à gestão da carreira, úteis para todos os cidadãos, em particular para aqueles que procuram emprego, estão interessados em criar um projeto empresarial, pretendem reequacionar o seu projeto profissional, têm de efetuar escolhas educativas e formativas, ou perspetivam passar para a situação de reforma.

O Espaço Orientação disponibiliza:

  • Informação e atividades exploratórias (questionários, exercícios, fichas de reflexão), organizadas em 4 percursos temáticos:
    • Percurso Competências para o Trabalho que permite descobrir quais as competências que tem mais e menos desenvolvidas e aprender a melhorar competências relacionais, criativas, de gestão da informação, de gestão do tempo, de tomada de decisão e de aprendizagem
    • Percurso Contacto Profissional que possibilita ficar a saber mais sobre o mercado de trabalho, aprender a procurar trabalho por conta de outrem, elaborar currículos, responder a anúncios e a preparar a realização de entrevistas de emprego
    • Percurso Exploração que permite melhorar o conhecimento sobre as suas características de personalidade, interesses, valores, capacidades e competências, explorar a multiplicidade de profissões que existem e descobrir as oportunidades mais adequadas para si em termos de educação e formação, em Portugal e na Europa, de medidas de emprego e de ofertas de emprego
    • Percurso Empreendedorismo que proporciona a descoberta e/ou o desenvolvimento do seu potencial empreendedor, saber os passos a dar para a criação do próprio emprego e os apoios com que pode contar
  • Centro Multimédia com recursos de apoio à exploração profissional (ex: jogos de orientação, podcast sobre formação, medidas de emprego…)
  • Eventos com cronograma de acontecimentos relevantes para a carreira (feiras de orientação, de formação, de emprego; seminários empresariais, associativos, académicos; cerimónias de atribuição de prémios…)

Tenha em atenção:

  • Para aceder e utilizar o Espaço Orientação terá que estar registado no portal iefponline, sem ou com inscrição para emprego, e adotar o perfil "Candidato".
  • Se era utilizador do portal Vi@s (agora integrado no iefponline) e nele tinha guardados exercícios ou documentos que pretende ter acessíveis no Espaço Orientação pode transferi-los para este espaço.

►Consulte o guia de apoio à utilização do Espaço de Orientação.

 

Desde 12 de outubro de 2020 que toda a informação e funcionalidades do portal Vi@s passaram a ser disponibilizadas através do portal iefponline em "Espaço Orientação".

 

Para responder à situação decorrente da pandemia COVID 19, os serviços do IEFP passaram, essencialmente, a ser prestados com recurso a canais alternativos ao atendimento presencial, nomeadamente o email, o telefone e o iefponline.

Estamos agora em condições de utilizar outros recursos de comunicação a distancia para assegurar que alguns dos serviços que tradicionalmente eram prestados presencialmente nos Serviços de Emprego ou nos Gabinetes de Inserção Profissional (GIP) continuem a ser disponibilizados em qualquer contexto.

Assim, o IEFP lança novo serviço de atendimento a distância, através de videoconferência, que permite que a comunicação com os seus utentes se faça de uma forma célere, reduzindo o tempo e evitando deslocações aos serviços de emprego. 

Pretende-se com esta iniciativa potenciar e melhorar a qualidade da resposta aos candidatos a emprego, através do desenvolvimento das intervenções técnicas necessárias ao seu processo de integração no mercado de trabalho, por recurso à videoconferência, das quais se destacam as sessões coletivas e as intervenções entrevistas individuais.

Numa primeira fase vão ser implementadas as sessões coletivas online sobre os direitos e deveres dos desempregados e sobre os serviços do iefponline, bem como as diversas entrevistas realizadas pelos serviços de emprego. 

Este atendimento a distancia será efetuado apenas junto dos candidatos com condições tecnológicas para participar em intervenções promovidas através de videoconferência, nomeadamente que possuam um computador, portátil, tablet ou telefone, com acesso à internet, com condições áudio e, preferencialmente, de vídeo, estando a ser feito este levantamento junto dos candidatos a emprego.

Aos candidatos que indicaram que têm condições de realizar intervenções por videoconferência, serão gradualmente enviados os link para participarem nas sessões / entrevistas. Clique aqui para mais informação sobre como entrar na sessão. 

Consulte as perguntas frequentes (FAQ) e conheça as condições de participação.

O Centro de Contacto do IEFP, IP é um serviço que se centra no atendimento das chamadas telefónicas recebidas através das linhas telefónicas 300 010 001 e 215 803 555, assim como no tratamento dos pedidos rececionados através do formulário de correio eletrónico disponível no Portal do IEFP em e-Balcão

Apoia-se em duas linhas de atendimento que funcionam de forma integrada, dando resposta a situações sobre: 

  • Informação de cárater geral, no âmbito das principais áreas de intervenção do IEFP, IP
  • Apoio à utilização dos serviços disponibilizados através do portal iefponline

 

Para esclarecimento de dúvidas ou fazer sugestões, contacte-nos por correio eletrónico usando o e-Balcão ou pode usar o nosso serviço de atendimento telefónico através dos números 300 010 001 ou 215 803 555, disponíveis das 9 às 19 horas, todos os dias úteis.

 

Utilize os nossos serviços online e usufrua de mais vantagens.

Com a utilização do iefponline evita deslocações aos serviços de emprego, poupando tempo e dinheiro.