Trabalhar no estrangeiro

Trabalhar noutro país significa um conjunto de desafios para os quais todos se devem preparar adequadamente. A adaptação a uma nova cultura e uma nova língua, legislação laboral e um sistema de proteção social diferentes, questões de fiscalidade, de acesso à saúde e ao ensino - mas também informação sobre o custo de vida, a procura de alojamento ou até, num primeiro momento, como procurar e candidatar-se a um emprego - são algumas das condições a ponderar, sem precipitações, antes de partir.

Consulte as ofertas de emprego em divulgação:

 

Países do Espaço Económico Europeu e Suíça, consulte aqui

Antes de tomar a decisão de ir trabalhar no estrangeiro conheça e informe-se sobre as condições de vida e de trabalho nos países de destino:

Dicas e conselhos...

Antes de aceitar um emprego num país do Espaço Económico Europeu ou na Suíça, consulte algumas informações úteis

Perante uma proposta de trabalho, para um país terceiro, poderá contactar os serviços da DGACCP - Direção Geral dos Assuntos Consulares e Comunidades Portuguesas, para esclarecimentos e aconselhamento. Acesso aos contactos aqui

À chegada ao país de destino, os nacionais que para aí vão trabalhar deverão proceder à sua inscrição no consulado de Portugal ou secções consulares das Embaixadas com jurisdição na área em que ficarem a residir.

Consulte também a informação disponível no portal das Comunidades Portuguesas

Informe-se antes de decidir partir