As entidades formadoras que pretendam realizar cursos de formação pedagógica inicial de formadores carecem de autorização para o funcionamento, concedida pelo IEFP.
Para solicitar a referida autorização, as entidades formadoras devem estar registadas no Portal Netforce http://netforce.iefp.pt/ e cumprir os requisitos exigidos para o exercício desta atividade.
Requisitos para o acesso à autorização de funcionamento de curso
Podem-se candidatar todas as entidades formadoras que reúnam os seguintes requisitos:
- Estejam certificadas nos termos da Portaria n.º 851/2010, de 6 de setembro, alterada e republicada pela Portaria nº 208/2013, de 26 de junho:
- A entidade formadora deve estar certificada na área de educação e formação 146 – Formação de professores e formadores de área tecnológicas
- No caso das entidades que ainda tenham Despacho favorável de acreditação, e que não tenham sido notificadas pela Direção-Geral do Emprego e das Relações do Trabalho para apresentar um pedido de certificação (ao abrigo da Portaria n.º 851/2010), é aceite, para efeitos de candidatura, a referida acreditação
- No caso de entidade abrangida pela exceção prevista no artigo 4º da Portaria nº 851/2010, de 6 de setembro (isenção de certificação), deverá apresentar um comprovativo desta situação
- Disponham de uma equipa técnico-pedagógica, afeta ao curso de formação pedagógica inicial de formadores (FPIF), que cumpra os seguintes requisitos:
- 2 Formadores e 1 Coordenador com certificado de competências pedagógicas e uma relação contratual escrita com a entidade formadora, que assumam todas as componentes inseridas nos diferentes módulos do curso de FPIF, relativamente ao qual a entidade submete a candidatura
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No caso da formação desenvolvida na metodologia b-learning, os formadores deverão deter ainda, para as componentes online síncronas e assíncronas, e para a tutoria do curso:
- Formação específica em temática relacionada com o desenvolvimento de formação a distância
- Experiência profissional na utilização de tecnologias/plataformas de suporte à aprendizagem, bem como em métodos e técnicas de tutoria em contexto de formação a distância