Este Congresso Internacional, desde o seu encontro inicial em 1999, sempre se focou em temas que constituíram fontes de inquietação, debate, reflexão crítica e divulgação de práticas e modelos de intervenção dos múltiplos enquadramentos da "Formação para o Trabalho".
O Congresso Internacional de Formação para o Trabalho- Norte de Portugal/Galiza realiza, em 2016, a sua 18ª edição consecutiva. Na escala cronológica do desenvolvimento humano, o Congresso atingirá, pois, este ano, a sua "juventude", situação que nos estimula a tentar (re)ler e (re)construir novas resposta para as desafiantes incertezas com que os jovens são confrontados na sua formação para o trabalho e inserção profissional.
Portugal apresenta uma elevada taxa de desemprego jovem, à qual se associa o número significativo de jovens que não estão nem a trabalhar, nem integrados em modalidades educativas e formativas qualificantes. Neste cruzamento de complexidades, também Portugal regista uma elevada taxa de abandono escolar precoce e retenção escolar.
Os impactos negativos destes disfuncionamentos têm sido combatidos através do desenvolvimento de projetos e medidas de apoio aos jovens (em termos de formação/emprego/orientação). Os indicadores mais nítidos de melhoria neste campo apontam para que a formação/qualificação, realizada através de modalidades de ensino e formação profissional, têm sempre melhores perspetivas de emprego quando o contexto de trabalho é uma componente relevante de aprendizagem.
Deste modo, a aprendizagem profissional tem um efeito positivo na diminuição do abandono escolar precoce, e as suas pedagogias específicas são particularmente atrativas para os jovens que regressam aos percursos educativos. A importância de (novos) modos de educação/formação qualificante acentua a exigência da (re)construção de modelos e metodologias, promovendo o desenvolvimento de sentimentos de confiança e autoeficácia, e fomentando a adoção de atitudes positivas em relação à aprendizagem, desafiando falsas perceções de inabilidade: jovens resilientes estão mais motivados para aprender.
São, também, hoje, nítidos os esforços significativos para melhorar a qualidade e a flexibilidade dos sistemas educativo e formativo, nomeadamente através do aumento da participação das empresas e de outros parceiros sociais relevantes.
No entanto, neste panorama, pouco se sabe também acerca das trajetórias individuais dos jovens que abandonam prematuramente o sistema educativo: que modalidade e área de educação/formação abandonaram? Quantos terão posteriormente regressado ao sistema de formação/qualificação? Quantos escolhem o ensino e formação profissional como uma nova (segunda?) oportunidade? E quantos concluem os programas de educação ou formação?
A centralidade e a importância da educação/formação, inserção e emprego dos jovens, nestes tempos de exigentes desafios sociais e profissionais, serão a base e o mote deste XVIII Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza, onde se procurará refletir, discutir e identificar projetos inovadores e exemplares no âmbito do ensino, formação e emprego de jovens, cruzando modalidades, sistemas e instituições, políticas públicas e parceiros sociais.
A centralidade e a importância da educação/formação, inserção e emprego dos jovens nestes tempos de exigentes desafios sociais e profissionais serão a base e o mote deste XVIII Congresso Internacional de Formação para o Trabalho – Norte de Portugal/Galiza, onde se procurará refletir, discutir e identificar projetos inovadores e exemplares no âmbito do ensino, formação e emprego de jovens, cruzando modalidades, sistemas e instituições, políticas públicas e parceiros sociais.
Normas para apresentação de comunicações e pósteres:
As comunicações e pósteres para apresentação no Congresso – de acordo com os temas em destaque - serão limitadas e selecionadas com base no rigor técnico e científico, na audiência previsível, na facilidade de compreensão e no potencial estímulo de uma discussão alargada.
As propostas deverão ser apresentadas num resumo de 1 página, formato A4, em MS Word, com cerca de 150 palavras, inclua o título, nome(s), afiliação institucional do(s) autor(es), objetivos e audiência tipo.
Os autores das comunicações e pósteres selecionadas pela Comissão Cientifica, serão notificados, por correio ou por email, para apresentação do texto da comunicação final ou do póster para afixação nos espaços do Congresso.
O texto das comunicações selecionadas não deverá ultrapassar as 10 páginas A4 e a sua apresentação em sessão temática terá uma duração máxima de 10 minutos.
No caso da apresentação de um póster este deverá ter as seguintes medidas: 90cm de largura por 1,20m de altura, em cor e montado sobre papel de 160 gr ou em lona para exteriores; deverá ser remetido cuidadosamente embalado. Os pósteres com qualidade científica relevante serão publicados no Livro de Atas do Congresso.
Temas gerais para as comunicações livres do Congresso:
- Pontes entre os sistemas de formação/educação de jovens e o trabalho/emprego.
- Formação Profissional em Alternância/Aprendizagem: processo de orientação, de qualificação e de inserção.
- Da hiperespecialização à qualificação progressiva e permanente.
- Novas formas de organização do trabalho (e modalidades de emprego).
- Relevância das competências transversais: jovens trabalhadores com iniciativa, criatividade, capacidades de comunicação, de resolução de problemas.
- Importância das aprendizagens não formais e informais
- Resiliência Juvenil
- Novas iliteracias.
- Contra todas as probabilidades: alunos desfavorecidos com sucesso educativo/formativo.
- Contextos e modalidades promotoras da autoeficácia dos jovens.
- Assegurar a qualidade das aprendizagens em contexto de trabalho e acreditação de resultados.
- O papel dos stakeholders (necessidades, planeamento, governação, currículos, qualidade e avaliação).
- Articulação com outras modalidades de ensino (progressão e ALV).
- O papel das incubadoras de empresas.
Os resumos podem ser enviados:
por correio, para o Secretariado do Congresso:
Delegação Regional do Norte - Comunicação
Rua Eng. Ezequiel Campos, 488
4149-004 Porto
por E-mail, através do endereço: 18congresso@iefp.pt
PRAZO LIMITE:
Os autores das comunicações e pósteres devem ter em atenção os seguintes prazos:
Receção das Propostas de Comunicação/Pósteres: | 30 de setembro |
Notificação de Aceitação: | 10 de outubro |
Receção da versão final: | 17 de outubro |
COMISSÃO ORGANIZADORA
Em Janeiro de 1999, as Universidades de Santiago de Compostela e Vigo em articulação com a Junta da Galiza e a Delegação Regional do Norte do Instituto do Emprego e Formação Profissional com a colaboração da Universidade do Porto, realizaram um Encontro Bilateral, em Viana do Castelo, do qual resultou um documento que definia os possíveis mecanismos de cooperação internacional a promover conjuntamente.
Neste Encontro ficou acordado, entre outras colaborações, a realização de um Congresso Anual que abordasse a temática da Formação para o Trabalho, e que reflectisse as inquietações e as problemáticas da Formação Profissional no sentido de compartilhar, debater e intercambiar experiências entre as 2 regiões transfronteiriças.
Através da reflexão conjunta entendeu-se que seria possível reforçar a união politica, social e académica entre a Galiza e o Norte de Portugal.
I ENCONTRO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL
DE FORMACIÓN PARA O TRABALLO
1, 2, 3 xullo 1999 – Auditorio da Universidade, Santiago de Compostela
"O RETO DA CONVERGENCIA DOS SISTEMAS FORMATIVOS E A MELLORA DA CALIDADE DA FORMACIÓN"
II ENCONTRO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL E GALICIA
12 a 14 Outubro de 2000 - Porto
"CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PESSOAIS E PROFISSIONAIS PARA O TRABALHO"
III ENCONTRO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL
DE FORMACIÓN PARA O TRABALLO
29 e 30 novembro 2001, Auditorio da Universidade - Santiago de Compostela
"NOVOS HORIZONTES PARA A FORMACIÓN PROFESIONAL"
IV CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMAÇÂO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL E GALICIA
28 e 29 de Novembro 2002 - Porto
"INTEGRAÇÃO DAS POLITICAS E SISTEMAS DE EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO"
V CONGRESO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMACIÓN PARA O TRABALLO
27, 28, 29, novembro 2003 – Salón Actos Facultade de Psicoloxía - Santiago de Compostela
"NECESIDADES DE FORMACIÓN E DESEÑO CURRICULAR POR COMPETÊNCIAS"
VI CONGRESO INTERNACIONAL DE FORMAÇÂO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL E GALICIA
25 e 26 de Novembro de 2004 - Porto
"APRENDER (PAR) A TRABALHAR
A IMPORTÂNCIA DO CONTEXTO DE TRABALHO NA APRENDIZAGEM E NA CONSTRUÇÃO DE COMPETÊNCIAS PARA A COMPETITIVIDADE E PARA A COESÃO SOCIAL"
VII CONGRESO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMACIÓN PARA O TRABALLO
24 e 25 novembro 2005 – Auditório da Universidade - Santiago de Compostela
"A FORMACIÓN PROFESIONAL NO HORIZONTE DA
INTERCULTURALIDADE E DA INTEGRACIÓN SOCIOLABORAL"
VIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL / GALIZA
12 e 13 de Outubro de 2006 - Porto
"ORIENTAR – QUALIFICAR – CERTIFICAR
Os desafios das novas oportunidades de aprendizagem ao longo da vida"
IX CONGRESSO INTERNACIONAL DA GALIZA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO
25 e 26 de Outubro 2007 - Santiago de Compostela
"DESAFIOS E SOLUCIÓNS DENDE A ORIENTACIÓN PROFESIONAL PARA A CERTIFICACIÓN DA COMPETÊNCIA PROFESIONAL"
X CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL/GALIZA
9 e 10 de Outubro de 2008 – Chaves
"Uma década de trabalho e aprendizagens"
XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMACIÓN PARA O TRABALLO
22 e 23 de Outubro de 2009 – Santiago de Compostela
"APRENDER A EMPRENDER A TRAVÈS DA EDUCACIÓN E A FORMACIÓN"
XII CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL/GALIZA
8 e 9 de Julho de 2010 – Guimarães
"OS NOVOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: Desafios e Exigências da Aprendizagem ao Longo da Vida"
XIII CONGRESSO INTERNACIONAL DE GALICIA E NORTE DE PORTUGAL DE FORMACIÓN PARA O TRABALHO
14 e 15 de Julho de 2011 – Santiago de Compostela
MOBILIDADE, FORMACIóN, ORIENTACIÓN E EMPREGO NO ÂMBITO TRANSFRONTEIRIZO "OS NOVOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO PARA O TRABALHO: Desafios e Exigências da Aprendizagem ao Longo da Vida"
XIV CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL/GALIZA
19 e 20 de Julho de 2012
Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto
"CONSTRUIR PROJECTOS, EMPREENDER CARREIRAS"
A Formação, A Orientação e o Empreendedorismo
XV CONGRESSO INTERNACIONAL NORTE DE PORTUGAL GALIZA DE FORMAÇÃO PARA O TRABALhO
26, 27 e 28 setembro 2013
Centro Cultural Marcos Valcárcel – Ourense
"A FORMAÇÃO, A ORIENTAÇÃO E O EMPREGO, DETERMINANTES NA VULNERABILIDADE SOCIAL"
"Cidadania, população ativa e sociedade inclusiva: impacto da crise no património imaterial das pessoas"
XVI CONGRESSO INTERNACIONAL DE FORMAÇÃO PARA O TRABALHO NORTE DE PORTUGAL/GALIZA
16 e 17 de Outubro/2014
Centro de Emprego e Formação Profissional do Porto - Serviço de Formação Profissional do Porto
"LUGARES DE TRABALHO"
- espaços de aprendizagem.
A relevância da formação para o trabalho
Formar para o trabalho, formar no trabalho, formar pelo trabalho
XVII CONGRESSO INTERNACIONAL NORTE DE PORTUGAL GALIZA DE FORMAÇÃO PARA O TRABALhO
18, 19 e 20 novembro 2015
Escola Galega de Administração Pública
Santiago de Compostela
A FORMAÇÃO, A ORIENTAÇÃO E O EMPREGO NO RECONHECIMENTO, AVALIAÇÃO E CERTIFICAÇÃO DE COMPETÊNCIAS PROFISSIONAIS ADQUIRIDAS EM CONTEXTOS FORMAIS, NÃO FORMAIS E INFORMAIS
Temas do Congresso
- Pontes entre os sistemas de formação/educação de jovens e o trabalho/emprego.
- Formação Profissional em Alternância/Aprendizagem: processo de orientação, de qualificação e de inserção.
- Da hiperespecialização à qualificação progressiva e permanente.
- Novas formas de organização do trabalho (e modalidades de emprego).
- Relevância das competências transversais: jovens trabalhadores com iniciativa, criatividade, capacidades de comunicação, de resolução de problemas.
- Importância das aprendizagens não formais e informais.
- Resiliência Juvenil.
- Novas iliteracias.
- Contra todas as probabilidades: alunos desfavorecidos com sucesso educativo/formativo.
- Contextos e modalidades promotoras da autoeficácia dos jovens.
- Assegurar a qualidade das aprendizagens em contexto de trabalho e acreditação de resultados.
- O papel dos stakeholders (necessidades, planeamento, governação, currículos, qualidade e avaliação).
- Articulação com outras modalidades de ensino (progressão e ALV).
- O papel das incubadoras de empresas.