Permitem obter uma formação de nível pós-secundário não superior e visam responder às necessidades do mercado de trabalho, ao nível de quadros intermédios.
Quem pode frequentar esta formação
Jovens ou adultos que tenham uma das seguintes habilitações:
- Ensino secundário
- 10.º e 11.º anos completos e inscrição no 12.º ano
- Qualificação profissional de nível 3 (estrutura dos níveis de formação estabelecidos na Decisão n.º 85/368/CEE, do Conselho, de 16 de julho de 1985) e nível 4 do Quadro Nacional de Qualificações
- Diploma de Especialização Tecnológica ou de um grau de ensino superior que pretendam a sua requalificação profissional
Os indivíduos com idade igual ou superior a 23 anos, aos quais, com base na experiência, sejam reconhecidas competências, podem candidatar-se à frequência de um curso num estabelecimento de ensino superior.
Certificação
Nível 5 de qualificação e Diploma de Especialização Tecnológica (DET).
Os indivíduos que não tenham o 12.º ano no momento da entrada no curso, frequentam um plano de formação adicional que lhes confere o reconhecimento do nível secundário de educação.
Prosseguimento de estudos
Quem possuir um Diploma de Especialização Tecnológica pode concorrer a determinados cursos do ensino superior, através de concurso especial, em estabelecimentos que reconheçam os créditos obtidos no CET frequentado.
Cursos de formação
Têm uma duração entre 1200 e 1560 horas, que corresponde a um ano ou ano e meio de formação.
Encontre aqui o curso que mais lhe interessa e faça a sua pré-inscrição.
Consulte aqui os referenciais de formação nacionais disponíveis no Catálogo Nacional de Qualificações.
Consulte, ainda, os cursos de outras entidades formadoras: