Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém
Centro de Emprego e Formação Profissional de Santarém 

Este Centro de Emprego e Formação Profissional está inserido na Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo e tem como área de intervenção os concelhos de Almeirim, Alpiarça, Azambuja, Benavente, Cartaxo, Chamusca, Coruche, Golegã, Rio Maior, Salvaterra de Magos e Santarém.

Serviço de Emprego de Salvaterra de Magos

Este serviço  tem como área de intervenção três concelhos da Lezíria do Tejo.

Salvaterra de Magos 

A área total destes concelhos corresponde a 1879 Km2.

A área de intervenção do serviço, localizada na margem sul do Tejo, é caracterizada pelo peso significativo de atividades ligadas ao setor primário, principalmente, no concelho de Coruche - em que este é o setor que ocupa maior número de ativos.

Salvaterra de Magos, concelho de fortes tradições históricas, etnográficas e gastronómicas, está situado numa vasta e fértil planície entre o Tejo e o Sorraia. Os seus solos agrícolas potenciaram desde sempre a agricultura como atividade económica predominante dos seus habitantes, dinamizando, complementarmente, um setor agroindustrial. Através do reordenamento do seu território, tem-se vindo a verificar o crescimento do setor industrial, nomeadamente, aproveitando a proximidade da área da Grande Lisboa. O setor terciário, onde o comércio e a prestação de serviços é preponderante, tem registado um incremento importante, apesar de estruturado na pequena e média empresa.

Localizado numa zona de transição do Ribatejo para o Alentejo, o concelho de Coruche, o maior em extensão, do Distrito de Santarém, é um dos mais importantes centros agrícolas do País. As vastas lezírias do Sorraia e uma zona florestal, constituída principalmente por montado de sobro, têm permitido o desenvolvimento de várias atividades ligadas ao setor primário - agricultura, criação de gado, exploração da madeira, extração de carvão e cortiça, da qual é o principal produtor em termos nacionais. No entanto, a estrutura económica do concelho tem vindo a acompanhar os fenómenos de secundarização e de terciarização registados na região, dinamizando um setor industrial relativamente diversificado, mas não deixando, contudo, de possuir uma apreciável especialização nas indústrias agroalimentares. O setor terciário é, atualmente, o segundo empregador do concelho, salientando-se as atividades ligadas ao comércio e aos serviços.

Sem perder a sua identidade própria e bem característica da Lezíria Ribatejana, o concelho de Benavente apresenta uma forte terciarização ao nível da ocupação da população ativa, justificada pela sua localização geográfica (periferia da área metropolitana de Lisboa).


Mapa


Ver mapa maior

Organograma


Abrangência Geográfica


Potencialidades da região


Plano de atividade


Contactos
Morada
 
Urbanização Pinhal Da Vila - Rua Capitão Salgueiro Maia Salvaterra De Magos
Tel.
263500430
Fax
263500431

E-mail

Coordenadas para GPS

N 39° 1.461', W 8° 47.4143'


Como chegar - autocarros