Centro de Emprego de Loures
Centro de Emprego de Loures 

Este Centro de Emprego está inserido na Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo e tem como área de intervenção os concelhos de Loures, Mafra e Odivelas. 

Serviço de Emprego de Loures

Este serviço localiza-se a norte de Lisboa e tem como área de intervenção três concelhos.

Loures 

Na zona ocidental de Loures temos as seguintes freguesias: Bucelas, Fanhões, Frielas, Loures, Lousa, S. Julião do Tojal, S. Antão do Tojal e Santo António dos Cavaleiros.

Região de terras férteis e águas abundantes, foi durante séculos local de descanso e de lazer da monarquia e da nobreza, testemunhado pela abundância de quintas e casas senhoriais.

O património natural e histórico existente é extenso, sobressaindo o Sítio da Anta das Pedras Grandes, situado na freguesia de Caneças, classificado como Monumento Nacional e que data do período Neolítico, o Mosteiro de S. Dinis, onde foi instalado o actual Instituto de Odivelas, a Estação Arqueológica da Serra da Amoreira e os quatro Aquedutos, construídos no séc. XVIII, subsidiários do Aqueduto das Águas Livres e que funcionavam como reforço da parte ocidental de Lisboa, para transporte das águas das nascentes de Caneças.

Integrada na subregião da Grande Lisboa, a área de intervenção deste serviço  apresenta uma elevada densidade populacional.

Embora com alguns traços rurais, estes concelhos são essencialmente urbanos, tendo durante vários anos, sido reconhecidos como um dormitório, onde o desenvolvimento económico era quase nulo.

Nos últimos anos registou-se um desenvolvimento acentuado nos concelhos, nomeadamente ao nível da criação de pequenas e médias empresas, motivado pela modernização das acessibilidades viárias, nomeadamente a CRIL, a CREL, o Eixo Norte/Sul e a Radial de Odivelas.

Ao nível da atividade económica, destaca-se o setor terciário, com predominância do comércio (a retalho e por grosso) e da hotelaria/restauração. No setor secundário as indústrias com maior peso são as ligadas ao papel e artes gráficas, metalurgia e construção civil.

O setor primário tem uma presença significativa no abastecimento de produtos frescos à região de Lisboa e na área da vitivinicultura.


Mapa


Ver mapa maior

Organograma


Abrangência Geográfica


Potencialidades da região


Plano de atividade


Contactos
Morada
 
Rua De Goa (Alvogas), 9-A Loures
Tel.
219828100
Fax
219828101

E-mail

Coordenadas para GPS

N 38° 49.6912', W 9° 10.1831'


Como chegar - autocarros