Centro de Emprego de Cascais
Centro de Emprego de Cascais 

Este Centro de Emprego está inserido na Delegação Regional de Lisboa e Vale do Tejo e tem como área de intervenção os concelhos de Cascais e Oeiras.

Serviço de Emprego de Cascais


Cascais 

Este serviço abrange dois concelhos da Grande Lisboa.

O concelho de Cascais, a cerca de 25 Km de Lisboa, situa-se ao longo da orla marítima da Costa do Estoril, beneficiando de um clima ameno e dispondo de recursos naturais de rara beleza, tais como, a Zona de Paisagem Protegida Sintra-Cascais, o Cabo da Roca (ponto mais ocidental da Europa), as praias da zona do Guincho, que são uma referência na prática de desportos náuticos e as da Costa do Estoril.

As características climatéricas e paisagísticas da região e a proximidade da capital contribuíram para que a nobreza e a alta burguesia dos séculos XVIII e XIX elegessem o concelho como estância de férias, construindo vilas e palacetes. A agricultura, a pesca e o comércio do pescado, foram as principais atividades que caracterizaram o concelho até ao início do século passado.

A deslocação e fixação de população oriunda de outras regiões e de outros países, com um nível de vida e poder de compra acima da média e, visitantes que procuravam usufruir da natureza local, promoveram o desenvolvimento urbanístico, cultural e social, com o consequente aparecimento e incremento dos setores secundário e terciário, tais como, a construção civil, o comércio, o turismo, a restauração e outras atividades associadas ao lazer, cultura e desporto, ganhando estas últimas especial relevo com o aparecimento do Casino do Estoril.

As atividades ligadas ao setor terciário, tais como, o turismo e restauração, o comércio, o desporto e o lazer continuam a ser as predominantes, bem como as de serviços de apoio às empresas e serviços de proximidade. Em pequena escala surgem as atividades ligadas à indústria transformadora.

Ao nível do setor primário apenas se mantém a pesca, mas com pouca representatividade.

O concelho de Oeiras beneficia da sua situação geográfica, dada a proximidade ao maior centro urbano do País, bem como dos recursos naturais e paisagísticos existentes.

A partir do início do século XX, os movimentos migratórios de populações originárias das regiões do interior do país e a fixação no concelho de investidores oriundos da Europa, assim como o incremento do transporte ferroviário-Linha de Lisboa/Cascais, foram fatores determinantes para o aparecimento de atividades industriais, designadamente de material de guerra e de outras indústrias de menor dimensão, associadas à metalomecânica ligeira.

O concelho continua em franco desenvolvimento urbanístico, empresarial e económico, através da promoção de empreendimentos destinados à instalação de novas indústrias, empresas de prestação de serviços e comércio. Dos novos espaços, salientam-se o TagusPark, a Quinta da Fonte e o Arquiparque.

Das atividades de maior relevo do setor secundário, salientam-se os produtos alimentares, os componentes eléctricos e eletrónicos, a indústria do papel, de transformação de pilhas e baterias, de brinquedos e de brindes publicitários.

No setor terciário, destacam-se o comércio por grosso e a retalho de bens alimentares, o comércio e reparação automóvel, a prestação de serviços especializados a empresas e o turismo e restauração.


Mapa


Ver mapa maior

Organograma


Abrangência Geográfica


Potencialidades da região


Plano de atividade


Contactos
Morada
 
Av. Valbom, 17 - 1º Cascais
Tel.
214812010
Fax
214812012

E-mail

Coordenadas para GPS

N 38° 41.9911', W 9° 25.1491'


Como chegar - autocarros