Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco
Centro de Emprego e Formação Profissional de Castelo Branco 

Este Centro de Emprego e Formação Profissional está inserido na Delegação Regional do Centro e tem como área de intervenção os concelhos de  Castelo Branco, Idanha-a-Nova, Oleiros, Proença-a-Nova, Sertã, Vila de Rei e Vila Velha de Ródão.
 
Serviço de Emprego de Castelo Branco

Castelo Branco 

Como região interior de um país europeu que se abriu tardiamente à industrialização, a Beira Baixa foi nos anos 60 e 70, afetada pelo êxodo rural e emigração, tendo uma evolução demográfica desfavorável nestas décadas, expressa na redução e envelhecimento populacional em qualquer das suas sub-regiões.

A abertura económica e política à Europa terá mudado, nos últimos anos este quadro e animado a atração pela região, que uma vez vencidos os problemas dramáticos de acessibilidade que arredaram durante décadas das dinâmicas de modernização de outras regiões, oferece largas potencialidades ainda por explorar e, um quadro de vida cada vez mais atrativo.

Ao contrário dos outros dois concelhos abrangidos pela área de intervenção deste serviço, o concelho de Castelo Branco inverteu já a dinâmica de abandono em favor da criação de oportunidades.

Com efeito a região tem apostado na modernização da sua estrutura produtiva, mobilizando iniciativas públicas e privadas desde a década de 80. Assistiu-se à crescente terciarização da sua economia, fenómeno que acompanhou o da recomposição espacial, através do processo de urbanização.

Historicamente, em termos produtivos, predominam em toda a região as culturas cerealíferas e a olivicultura. Este padrão produtivo alterou-se rapidamente e em consequência a produção do setor primário reduziu-se drasticamente para menos de 10% do total regional, representando as atividades de serviços mais de 50% daquele.

No entanto, em termos de organização empresarial, a iniciativa empresarial da região assenta de modo significativo na ação dos empresários em nome individual, principalmente nos setores do comércio, da construção e da alimentação (restauração).

Por essa razão, num universo de cerca de 8700 empresas existentes nesta sub região, apenas existem, segundo o INE 1200, sociedades que constituem a base orgânica mais moderna da estrutura produtiva regional.


Mapa


Ver mapa maior

Organograma


Abrangência Geográfica


Potencialidades da região


Plano de atividade


Contactos
Morada
 
Av. Pedro Alvares Cabral, 6 - R/C Castelo Branco
Tel.
272330010
Fax
272330018

E-mail

Coordenadas para GPS

N 39° 49.3287', W 7° 30.03'


Como chegar - autocarros