Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda
Centro de Emprego e Formação Profissional da Guarda 

Este Centro de Emprego e Formação Profissional está inserido na Delegação Regional do Centro e tem como área de intervenção os concelhos de  Aguiar da Beira, Almeida, Celorico da Beira, Figueira de Castelo Rodrigo, Fornos de Algodres, Gouveia, Guarda, Manteigas, Meda, Pinhel, Sabugal, Seia e Trancoso.

Serviço de Emprego e Formação Profissional da Guarda

Este serviço tem como área de intervenção uma vasta região com 2263,7 Km2, com cento e cinquenta freguesias.


Guarda 

A área de intervenção do serviço apresenta ainda, características de interioridade, de que importa, desde já, destacar: área geográfica muito dispersa; baixa densidade populacional; diminuição da população residente com tendência para a desertificação; população envelhecida; elevadas taxas de analfabetismo; predomínio do setor terciário; peso significativo do setor primário; elevado peso da população inativa.

Acresce ainda que se trata de uma região com baixo nível de industrialização; predomina a pequena e média empresa; tecido industrial pouco diversificado com predomínio das indústrias tradicionais, de trabalho intensivo e pouco competitivas; baixos níveis de escolaridade e qualificação dos trabalhadores em geral; setor comercial também pouco diversificado, com predomínio das empresas familiares; reduzido aproveitamento das potencialidades turísticas, constatando-se a ausência de um plano integrado de desenvolvimento do setor, capaz de valorizar e favorecer, em termos de mercado, o importante património histórico, arquitetónico e cultural, paisagístico, cinegético, termal e piscatório.

O concelho da Guarda fica localizado na província da Beira Alta, confinante com os concelhos de Celorico da Beira, Pinhel, Sabugal, Manteigas e Belmonte. Trata-se de um concelho de dimensão média, composto por 51 freguesias rurais e três urbanas, compreendendo três bacias hidrográficas: Mondego, Côa e Zêzere.

Situa-se no último esporão norte da Serra da Estrela, sendo a altitude máxima de 1056 m (na torre de menagem do Castelo), dominando a portela natural do planalto beirão. Corresponde à cidade mais elevada do País, com domínio visual dos vales do Mondego e do Côa, o que cedo se manifestou como caráter preponderantemente defensivo.


Mapa


Ver mapa maior

Organograma


Abrangência Geográfica


Potencialidades da região


Plano de atividade


Contactos
Morada
 
Av. Estádio Municipal Guarda
Tel.
271212684
Fax
271213563

E-mail

Coordenadas para GPS

N 40° 32.205', W 7° 16.7174'


Como chegar - autocarros