Centro de Emprego da Maia
Centro de Emprego da Maia 

Este Centro de Emprego está inserido na Delegação Regional do Norte e tem como área de intervenção o concelho de Maia.

Serviço de Emprego da Maia 


Maia 

Trata-se de um concelho que tem vindo a registar um crescimento notável nos últimos 20 anos, onde residem já mais de 100.000 habitantes e que regista uma densidade populacional que excede os mil habitantes por km2.

O concelho da Maia tem uma situação geograficamente privilegiada, possuindo excelentes vias de acesso ferroviário e rodoviário, que permitem uma rápida ligação não só aos restantes concelhos da área metropolitana do Porto (onde se enquadra) mas também a todo o país.

É ainda de destacar o facto de ser neste concelho que se situa parte do aeroporto Francisco Sá Carneiro e o aeródromo de Vilar de Luz e a grande proximidade ao concelho de Matosinhos, onde se situa o porto de Leixões, pelo que este é um dos raros Concelhos do País que dispõe de rápido acesso a meios de transporte terrestres, aéreos e marítimos.

Em 1986, foi a Vila da Maia elevada à categoria de cidade, integrando 17 freguesias.

Concelho de antigas e vincadas tradições rurais, possuidor de ótimas condições climatéricas para a prática da agricultura, ainda hoje encontramos na Maia um grande número de estruturas agrícolas com características minifundiárias.

Segundo os dados mais recentes, o setor primário ocupa apenas cerca de 6% da população ativa maiata. O concelho da Maia apresenta-se hoje como um dos mais industrializados do país.

Na realidade, a zona industrial da Maia é das mais dinâmicas e conhecidas do país, abarcando três freguesias e encontrando-se organizada em dez setores, rasgados por modernas vias de acesso e com ligação a toda uma rede de vias principais rodoviárias e ferroviárias.

Muito embora o setor terciário tenha conhecido um aumento nos últimos anos, a verdadeira "vocação" do concelho é, assumidamente, o setor industrial, assumindo particular importância certos setores específicos, como sejam, a indústria do vestuário, o setor alimentar e panificação, a eletrónica e telecomunicações, a metalomecânica e a construção civil.

Muito embora a evolução tecnológica ocorra a um ritmo alucinante, encontramos ainda muitas empresas que utilizam a mão-de-obra intensiva como fator preponderante na sua produção, daí que se registe que quanto à distribuição da população ativa por setores de atividade cerca de 66% trabalham no setor industrial e apenas 28% em atividades do setor terciário.


Mapa


Ver mapa maior

Organograma


Abrangência Geográfica


Potencialidades da região


Plano de atividade


Contactos
Morada
 
Rua Dr. Carlos Felgueiras, 418 Maia
Tel.
229432700
Fax
229432701

E-mail

Coordenadas para GPS

N 41° 13.8369', W 8° 37.3554'


Como chegar - autocarros