Centro de Emprego de Barcelos
Centro de Emprego de Barcelos 

Este Centro de Emprego está inserido na Delegação Regional do Norte e tem como área de intervenção os concelhos de Barcelos e Esposende.
 
Serviço de Emprego de Barcelos

Barcelos 

 
Estes dois concelhos são delimitados a norte pelos concelhos de Viana do Castelo e Ponte do Lima, a sul pelos concelhos de Póvoa de Varzim e Vila Nova de Famalicão, a nascente pelo concelho de Braga e Vila Verde e a poente pelo Oceano Atlântico, dista do Porto cerca de 40 Km e da Galiza cerca de 60 Km.

Esta zona de intervenção deste Centro de Emprego é atravessada pelo Rio Cávado que tem a sua foz em Esposende e ocupa uma área de 474,18 Km2. Morfologicamente toda esta área sente a influência moderadora do atlântico e por isso o seu clima é ameno. A parte norte e nascente é mais montanhosa e acidentada enquanto que a poente encontramos a arriba, que se estende entre os Rios Neiva e Cávado com uma altitude média de 200 metros e, pelos vestígios geológicos, verifica-se que foi talhada pelo mar durante o período quaternário.

Quanto aos transportes, esta área é servida por três importantes eixos, a norte pela A3 (Porto-Valença), pelo centro pela via férrea em fase de renovação (Linha do Minho) e a sul pela IC 1 (Porto - Viana do Castelo). Esta rede está vocacionada para assegurar o interface entre o Norte de Portugal e a Galiza, em Espanha.

A sua população é muito jovem e tem disponíveis duas Escolas Profissionais para as vertentes da Hotelaria/Turismo, em Esposende e, para área de Tecnologia e Gestão, em Barcelos. O ensino superior é assegurado pelo Instituto Politécnico do Cávado e Ave, com sede e Escola em Barcelos, pela Universidade do Minho, em Braga e pelo Instituto Politécnico de Viana do Castelo, para além da oferta educativa/formativa da rede nacional. No domínio da Formação Profissional, esta é assegurada pelos Centros de Formação de Braga e Viana do Castelo, sendo a sua propriedade e gestão do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Nesta bacia de emprego estão sediadas 13 000 empresas que desenvolvem a sua atividade nos mais diversificados domínios da atividade económica para a qual estão a ser disponibilizados parques industriais devidamente infraestruturados no âmbito de um ordenamento equilibrado de ocupação do solo.

O comércio, a indústria têxtil, a construção civil, a agricultura, os serviços e o turismo são os setores mais representativos.

Mapa


Ver mapa maior

Organograma


Abrangência Geográfica


Potencialidades da região


Plano de atividade


Contactos
Morada
 
Av. Paulo Felisberto, 200 Barcelos
Tel.
253809550
Fax
253809559

E-mail

Coordenadas para GPS

N 41° 32.4512', W 8° 37.1584'


Como chegar - autocarros