Cursos de Aprendizagem
Cursos de Aprendizagem 

Formar jovens para um emprego qualificado - clique aqui para conhecer melhor esta modalidade de formação.

Se tem idade inferior a 25 anos, habilitação igual ou superior ao 9.º ano de escolaridade, sem conclusão do ensino secundário e pretende adquirir uma qualificação profissional ao mesmo tempo que conclui o 12.º ano, consulte aqui a oferta de formação.

Pode utilizar o formulário disponível na consulta da oferta de formação para fazer a sua pré-inscrição. Apenas tem de fazer o preenchimento dos dados solicitados e indicar um endereço de correio eletrónico válido.

Em alternativa, pode sempre dirigir-se a um centro do IEFP. Estamos aqui.

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Objetivos

Os Cursos de Aprendizagem são cursos de formação profissional inicial, em alternância, dirigidos a jovens, privilegiando a sua inserção no mercado de trabalho e permitindo o prosseguimento de estudos.

Principais características:

  • Intervenção junto dos jovens em transição para a vida ativa e dos que já integram o mercado de trabalho sem o nível secundário de formação escolar e profissional, com vista à melhoria dos níveis de empregabilidade e de inclusão social e profissional;
  • Organização em componentes de formação – sociocultural, científica, tecnológica e prática – que visam as várias dimensões do saber, integradas em estruturas curriculares predominantemente profissionalizantes adequadas ao nível de qualificação e às diversas saídas profissionais;
  • Reconhecimento do potencial formativo da situação de trabalho, através de uma maior valorização da intervenção e do contributo formativo das empresas, assumindo-as como verdadeiros espaços de formação, geradores de progressão das aprendizagens;
  • A alternância é entendida como uma sucessão de contextos de formação, articulados entre si, que promovem a realização das aprendizagens com vista à aquisição das competências que integram um determinado perfil de saída.

Destinatários

Os Cursos de Aprendizagem destinam-se a jovens que devem reunir, cumulativamente, a idade e habilitações escolares que a seguir se indicam.

  • Idade inferior a 25 anos*
  • 9.º ano de escolaridade ou superior, sem conclusão do ensino secundário

*em situações excecionais poderá admitir-se a integração de candidatos com idade igual ou superior a 25 anos.

Tipologia de Cursos e Nível de Qualificação do Quadro Nacional de Qualificações (QNQ)

 Escolaridade Mínima de Acesso

 Duração (horas)

Qualificação - QNQ

 Equivalência Escolar

 Nível

 9.º ano de escolaridade

 2800 a 3700

 12.º ano

 4

Componentes de Formação

 Componentes

 Objectivos

Formação Sociocultural

Componente de formação, com carácter transdisciplinar e transversal, que visa a aquisição ou reforço de competências académicas, pessoais, sociais e profissionais, tendo em vista a inserção na vida ativa e a adaptabilidade aos diferentes contextos de trabalho.

Visa, ainda, potenciar o desenvolvimento dos cidadãos, no espaço nacional e comunitário, proporcionando as condições para o aprofundamento das capacidades de autonomia, iniciativa, autoaprendizagem, trabalho em equipa, recolha e tratamento da informação e resolução de problemas.

Formação Científica

Componente que visa a aquisição de competências nos domínios de natureza científica que fundamentam as tecnologias, numa lógica transdisciplinar e transversal, no que se refere às aprendizagens necessárias ao exercício de uma determinada profissão.

Formação Tecnológica

Componente que visa, de forma integrada com as restantes componentes de formação, dotar os formandos de competências tecnológicas que lhes permitam o desenvolvimento de atividades práticas e de resolução de problemas inerentes ao exercício de uma determinada profissão.

Formação Prática em Contexto de Trabalho

Componente desenvolvida em contexto de empresa, que visa desenvolver novas competências e consolidar as adquiridas em contexto de formação, através da realização de atividades inerentes ao exercício profissional, bem como facilitar a futura inserção profissional.

 Legislação e Regulamentação


Articulação Educação-Formação-Trabalho

Os cursos de aprendizagem revestem-se de uma importância estratégica no quadro das políticas de educação, formação e emprego e contribuem, determinadamente, para o aumento das qualificações profissionais e escolares dos jovens.

Estes cursos procuram aproximar-se das reais necessidades do mercado de emprego, privilegiando as qualificações estratégicas para o crescimento da economia, designadamente em áreas de bens e serviços transacionáveis, indo ao encontro do objetivo de abranger, até 2020, 100 000 jovens.

REFERENCIAIS DE FORMAÇÃO

Regulamentos Específicos

Nota: Foi publicada no dia 19 de março de 2014 uma revisão ao Regulamento Específico dos Cursos de Aprendizagem, que define as novas normas e os procedimentos administrativo-financeiros a adotar no desenvolvimento desta modalidade de formação, à luz do novo regime de financiamento, enquadrado pelo Despacho n.º 3213/2014, de 26 de fevereiro. Consulte-o aqui:

Outra Documentação

Protocolos de Colaboração estabelecidos entre o IEFP e diversas entidades/organismos

Para além da formação desenvolvida diretamente pela rede de Centros de Emprego e Formação Profissional do IEFP e com vista a melhor responder às necessidades do mercado de trabalho, têm vindo a ser celebrados protocolos de colaboração em áreas de formação consideradas estratégicas para a economia nacional, em particular em setores de bens e serviços transacionáveis.

Através da celebração destes protocolos, o IEFP reconhece que as empresas se assumem como parceiros ativos e estratégicos na dinamização das respostas formativas. Pode consultar aqui alguns dos Protocolos de Colaboração vigentes:

Empresas do Setor Empresarial do Estado

- Página atualizada em 19 de março de 2014 -